M2*Arq - Recursos

Recursos que dão muito mais produtividade

O software M2*ARQ agiliza muito a elaboração de Projetos Arquitetônicos. O M2*ARQ é utilizado por milhares de profissionais em todo o Brasil. Procurando atender as necessidades e sugestões desses usuários o software foi muito aperfeiçoado ao longo de todos estes anos, tornando-se em uma ferramenta poderosíssima para o profissional, conforme apresentamos a seguir.

Menus, Barras de Ferramenta e Área de Trabalho:

Foram incorporadas Barras de Ferramentas de todos os comandos do M2*ARQ possibilitando acesso mais rápido a qualquer comando do software.

Paredes:

Pode-se iniciar o desenho de uma parede utilizando as propriedades (espessura, material, textura, etc.) de outra parede já existente apenas selecionando uma parede similar já existente Pode-se modificar o material e a espessura de uma parede já desenhada. Ao levantar o quantitativo de materiais são descontadas as áreas de portas, janelas e aberturas indicação no desenho dos Rótulos da Paredes contendo informações como material, espessura, etc.

Shafts - Dutos de Ventilação:

Recurso para Criação Automática ou Manual de Shafts nas paredes - trata-se de um duto ou uma abertura na para ventilação, subida ou descida de prumadas.

Escadas:

Pode-se projetar escadas de qualquer tipo ou forma onde a geometria da escada é definida através de um conjunto de polilinhas desenhadas livremente pelo usuário. O Assistente de Escadas calcula ergonomicamente as alturas dos espelhos e larguras das pisadas. Pode-se dividir o patamar em 2 ou 3 degraus e desenhar, ou não, o patamar do nível de chegada. Possui recurso que efetua numeração automática dos degraus da escada projetada.

Rampas:

Pode-se projetar rampas retas e curvas com opção de indicar no desenho a inclinação de cada trecho existente nessas rampas. As rampas podem ter patamares de descanso.

Telhados:

Pode-se indicar no desenho o caimento em graus ou percentual através de um assistente de cálculo para as águas inclinadas. Pode-se projetar e indicar no desenho níveis diferentes para as águas de um mesmo pavimento.

Ao gerar o 3D permite configurar o madeiramento de caibros e vigas.

Lajes:

As lajes podem ser de diversas formas, onde-se define o contorno com polilinhas. Nestas podem também ser inseridas aberturas para acesso as escadas e pergolados.

Colunas:

As colunas ou pilares podem ser inseridas facilmente nas formas retangulares ou quadradas e circular. Permite revestir as colunas e permite desenhar os revestimentos com a espessura desejada. O recurso Eliminar Colunas permite apagar uma coluna e as paredes voltam ao normal como acontece com as portas, janelas e aberturas.

Cotas de Nível:

Em escadas pode-se indicar a Cota de Nível com respectivo símbolo nos desenhos 3D ou em qualquer patamar ou degrau das escadas. Nas rampas, pode-se indicar o nível inferior e superior bem como o seu caimento. Nas plantas permite inserir a informação de desníveis em piso.

Texturas para Renderização Automática:

Possui Biblioteca de Texturas pré-relacionadas aos layers do software M2Arq, possibilitando a renderização automática do Modelo 3D utilizando recursos do AutoCAD produzindo uma ótima apresentação do projeto.

Bibliotecas de Objetos e Símbolos:

Com Menus Interativos que facilitam a identificação e a visualização das bibliotecas. Possui diversas bibliotecas tais como: Simbologia Elétrica, Sanitária, Portas, Janelas, Aparelhos Sanitários, etc.

Quantitativos da Obra:

Pode-se atribuir tipos de materiais para os elementos que serão levantados no Quantitativo da Obra. Gera quantitativo compatível com o Banco de Dados do Software Arquimedes (formato BC3). Com Janelas Interativas tornam mais fácil a alteração de preços na Base de Dados. Pode-se ordenar as Listas de Materiais por código do material ou por sua descrição. Facilidade de busca seletiva através da criação e utilização de filtros de materiais e serviços.

Portas, Janelas e Aberturas:

Com Caixas de Diálogo que facilitam a visualização e edição dos dados de portas, janelas e aberturas, possui diversos modelos de janelas de várias folhas com ou sem vidro. Pode-se inserir portas, janelas e aberturas, desenhar o detalhe das aberturas com a informação da espessura da parede, criação e edição de portas, janelas e aberturas a partir de blocos definidos pelo usuário (redonda, etc.)